Esse momento é o mais trabalhoso, tirar os excessos, limpar os movimentos que não dizem absolutamente nada para a encenação, melhorar a articulação, foco etc.
Fora essas coisas que precisam de cuidado, têm ainda a memória corporal, que tem que estar a favor do ator, você precisa lembrar exatamente o que já se fez em cena para poder repetir, repetir e repetir exaustivamente e cada vez que repetir melhorar a cena como um todo.
Difícil? Sim! Para alguns é bem difícil para outros é apenas trabalhoso, alguns do elenco que o digam.
Penso que para o diretor seja também uma tarefa difícil; alguns conseguem realizá-la com precisão e bom humor, outros só enrolam na hora de dirigir, claro que Aníbal Pacha tem de sobra bom humor e precisão.
O diretor precisa estar muito atento com que o ator executa em cena e ler as várias camadas que o ator constrói a partir dos movimentos corporais e vocais.
Ele, o diretor, tem que lembrar exatamente de tudo que o ator fez em cena, pois se precisarem voltar às cenas e se por acaso o ator não se lembrar de detalhes do que executou, o diretor tem que lembrá-lo para que não se perca nada do que já se construiu.
Então penso que a lapidação seja a parte mais difícil e trabalhosa.
Temos que ajudar o diretor nesse momento e devemos por obrigação ou não se divertir.
E essa é a melhor parte!
Fora essas coisas que precisam de cuidado, têm ainda a memória corporal, que tem que estar a favor do ator, você precisa lembrar exatamente o que já se fez em cena para poder repetir, repetir e repetir exaustivamente e cada vez que repetir melhorar a cena como um todo.
Difícil? Sim! Para alguns é bem difícil para outros é apenas trabalhoso, alguns do elenco que o digam.
Penso que para o diretor seja também uma tarefa difícil; alguns conseguem realizá-la com precisão e bom humor, outros só enrolam na hora de dirigir, claro que Aníbal Pacha tem de sobra bom humor e precisão.
O diretor precisa estar muito atento com que o ator executa em cena e ler as várias camadas que o ator constrói a partir dos movimentos corporais e vocais.
Ele, o diretor, tem que lembrar exatamente de tudo que o ator fez em cena, pois se precisarem voltar às cenas e se por acaso o ator não se lembrar de detalhes do que executou, o diretor tem que lembrá-lo para que não se perca nada do que já se construiu.
Então penso que a lapidação seja a parte mais difícil e trabalhosa.
Temos que ajudar o diretor nesse momento e devemos por obrigação ou não se divertir.
E essa é a melhor parte!
CLECIANO CARDOSO
Nota: na imagem, o diretor Aníbal Pacha.
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