sexta-feira, 6 de março de 2009


- Tarde chuvosa de terça -

T(r)ocando os instrumentos

Ontem tivemos nosso primeiro ensaio com música. Cabrali é o diretor musical do Uirapuru. Desta vez ele não tocará em cena como nos outros espetáculos, isso cabe ao Nhofy e à Laíla, e também a nós outros.
Ter dois músicos em cena como atores é novo, e ser músico em cena muito mais. Não se trata de uma troca de papéis, acredito que seja uma soma de trabalhos, de experiências... Assim como foi no exercício de ontem, onde cada um começou com um instrumento diferente e depois trocamos entre nós. Baquetas, triângulo, bumbo (é isso?), pandeiro e um outro instrumento de batuque que não sei o nome.
A princípio sempre me parece estranho o que o Cabrali sugere, mas é muito mais impressionante quando concluo o exercício e percebo que consegui, junto dos outros, extrair algum som no mínimo agradável dos instrumentos. E me irrito mais com minha ansiedade em experimentar sem antes perceber o que tenho que fazer, e sem ouvir as instruções. Respira, respira, respira, respira. Depois que trocamos de instrumentos pareceu que a coisa desandou. Ritmo e tempo eram outros e não conseguimos ajustar. Isso me faz pensar que a música dentro de um espetáculo como esse é fundamental, como se fosse mais um boneco que precisa ser manipulado por todos, com cuidado, cada movimento marcado e principalmente muita concentração.

Respeitosamente

MARY FERREIRA
Belém, 03 de março de 2009 AD

P.S. Ontem tivemos nosso 1° contato com o protótipo dos bonecos.


P.S. do P.S. Mas isso é assunto para amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário