quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

CRÁS! BUM! BANG!


Acordei antes do despertador tocar o primeiro sinal e sentei,os pés no tapetinho ao lado da cama. Mas foi só ao levantar que eu senti a fisgada na planta do pé esquerdo. Pronto. Começou! Crás! Bum! Bang! Anos de obesidade deixaram seqüelas nas costas, joelhos e pés e como ainda não tive saco pra voltar pra uma academia, a causa só pode ser uma: a parte prática de uma nova montagem começou. Toda vez que os ensaios começam pra valer é assim: Crás! Bum! Bang! E ontem foram rápidos exercícios para acomodar o corpo às atividades. Nem foi um aquecimento; mas os exercícios exigiam muito da base. Daí a dor. Que o corpo é o instrumento do ator isso todo mundo sabe; que existe um completo desleixo com isso é outra verdade incontestável. O relaxamento vai desde noções básicas de higiene até hábitos ruins como fumar, beber alcoólicos, dormir pouco, alimentação equivocada, isso sem falar nos mafagagos e nos mafagafinhos! Então alongou daqui, pulou de lá: Crás! Bum! Bang! E olha o corpo estirado no chão. A meta corporal dos atores não é a capa da Men´s Health e mais vale um corpo definido do que hipertrofiado. E por definido entenda-se tônus muscular e resistência. Um mínimo de atenção é desejável. Afinal, quem respeita um endocrinologista obeso, ou um cardiologista fumante?!
Dos exercícios iniciais para acomodação oriundos do tai chi chuan passamos aos exercícios específicos para trabalho com bonecos: base, equilíbrio, foco. Andar com precisão pelo espaço e lançar uma pequena bola na mão direita, na esquerda, de um apara outra, cada vez mais alto até descer novamente, com o olhar fixo primeiro na própria bola e depois à frente; atravessar a sala de um lado e de outro de uma corda esticada no chão, com uma vara na frente do rosto, ora caminhando, ora descolando em voltas de 180º, os pés fincados no chão,leves, mas precisos. Crás! Bum! Bang! Joelhos levemente dobrados, nenhuma tensão no braço, ou rosto. Numa cena com bonecos é nele que está o foco,não no corpo do ator-manipulador, que no entanto precisa garantir estabilidade para não deformar as ações do boneco nem desequilibrar-se ou cair quando, por exemplo, outro ator-manipulador passe por ele para entrar em cena.
Será uma hora de exercícios diários para garantir o resultado desejável. Crás! Bum! Bang!
É, parceiros! Ser ator, ou atriz é uma profissão exigente.
E quem for podre que se quebre!!!
Beijos levemente doloridos;

HUDSON ANDRADE
13 de fevereiro de 2009 AD
10h43

P. S.: Hoje vou usar tênis e foda-se a unha encravada!

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