quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009



Todo e qualquer dia, momento, HORA, segundo e instante é importante. Ainda mais quando se trata de teatro.
Dois dias perdidos de ensaio foram mais que suficientes para me sentir longe da análise do texto. Até porque muito do que havíamos conversado desde o começo do trabalho de MESA até a última quarta-feira, praticamente sofreu algum tipo de alteração.
Até a possibilidade de um superhiperultramegabigpower BACANAL ERÓTICO entre os personagens agora é cogitado. Rárárá.
E o uirapuru VOA!!!
Assim espero ......... que voe bem alto, para além de nossa imaginação e descubra lugares cada vez mais POSSÍVEIS ou IMPOSSÍVEIS. Quem sabe???
Acredito no teatro como forma de pesquisa.
E é no trabalho de mesa que tudo começa, onde descobrimos dentre inúmeras idéias a palavra-chave para cada momento, a ação, maneiras de falar o texto, o colorido, o tom, as brincadeiras, o jogo, o PASSE DA BOLA... na TRAVE, a bola fora, até conseguirmos o GOOOLLL!!!
Mas um momento é novo: a presença do autor dentro da construção deste espetáculo. Não que eu tenha esquecido da Glorioso Auto do Nascimento do Cristo-Rei (UFA!),que assim como O Uirapuru também foi escrito pelo Hudson.
Nesta montagem o Hud não está como diretor-ator, mas sim como autor-ator.
Parece que o Hud está mais à vontade. Está mais disposto às mudanças, as novas maneiras de “viajar” (que são M – U – I – T – A – S) no texto.
É impressionante perceber que enquanto nos descabelamos e viajamos na maionese azeda, o Andrade fica lá calado (mesmo contra sua vontade) observando, mas não menos presente, que fique bem claro!!!
Então olho pra ele e é como se quisesse dizer “Porra, não é bem isso”, ou “Isso. É quase isso”, ou melhor, “E não é que pode ser assim?”
Ah! Mas não podemos perder o foco de nosso trabalho. Por mais divertido que seja estar ao lado de tanta gente boa, às vezes nos desconcentramos. A risada é bem-vinda, mas a seriedade tem que se fazer presente, para não nos perdermos.
Ah! Mas convenhamos que ver o Frank se esborrachar no chão para evitar a queda de uma Coca-cola é um grande motivo para soltar uma gargalhada!!!

Respeitosamente,

MARY FERREIRA
10 de fevereiro de 2009 AD

Nenhum comentário:

Postar um comentário